Quem é Você, Alasca?

06:04


Editora: Intrínseca
  Autor: John Green
Ano: 2015
ISBN: 9788580576832
Páginas: 336

" Últimas palavras são sempre mais difíceis de se lembrar quando ninguém sabe que uma pessoa está prestes a morrer. "

Miles Halter é um grande fã de "últimas palavras", e após conhecer o poeta François Rabelais foi em busca do seu Grande Talvez.
Assim, começou a estudar em Culver Creek, longe de sua casa na Flórida, mas não esperava conhecer nesse internato pessoas que mudariam completamente sua vida, mais conhecidos como Coronel, Alasca e Takumi, amigos que fizeram parte do seu primeiro cigarro, sua primeira bebida e principalmente, seu primeiro amor.

" Vocês fumam por prazer. Eu fumo para morrer. "

Alasca Young é uma garota um tanto quanto problemática, espontânea e direta, ela faz tudo que der vontade sem ter medo de se arrepender, mas o que ela mais quer saber é: "como vou sair desse labirinto?"

" - Passamos a vida inteira presos no labirinto, pensando em como vamos escapar dele um dia, e como vai ser quando fizermos isso, e imaginando o que o futuro guarda para nós, mas nunca conseguimos de fato sair. "

Entre brincadeiras e conversas Miles começa a compreender o que é amizade verdadeira, além de se apaixonar completamente por Alasca secretamente, mas a mesma já namora e jurou nunca trair o namorado, então Miles tenta negar e rejeitar o sentimento que cada vez mais cresce pela garota.

" (...) se as pessoas fossem chuva, eu seria a garoa, e ela, um furação. "

O livro é um enigma do começo ao fim, Alasca nunca deixa uma brecha para tentarmos entende-la, principalmente para as pessoas ao seu redor, e em nenhum momento conseguimos interpretar o que está passando em sua mente, o que nos deixa instigados para terminarmos logo o livro e finalmente entender o que ela pensava.
Mas nesse quesito, eu me enganei.

" Assim como Alasca nunca pisava no freio, eu nunca pisava no acelerador. "

Alerta de Spoiler (ou nem tanto):
Acho que todos, até quem não leu (antes de eu ler eu já sabia o que acontecia) sabem o que acontece com Alasca no meio do livro, e depois dessa parte até o final tentamos junto com Miles, Chip e Takumi a entender o que levou Alasca ao possível 1) acidente ou 2) suicídio, nos dando várias provas de um ou outro, mas na minha opinião nem o próprio autor sabe o que aconteceu com ela, pois nos livros os personagens acabam criando vida própria e o autor é apenas um objeto para colocar no papel.

" Se pudéssemos ver a cadeia infinita de consequências que resultam dos nossos menores atos... Mas não temos como saber disso até descobrir que é inútil. "

Nunca iremos saber se foi acidente ou proposital, mas isso depende da perspectiva de cada um, e para mim, Alasca Young infelizmente achou que a única saída do labirinto fosse a própria morte.














Você também pode gostar desses:

0 comentários

Onde comprar meu livro:

Você pode comprar meu livro clicando aqui